Clube Inclusivo de BD - Primeira sessão



Começou ontem o nosso pequeno projeto Clube inclusivo de banda desenhada da escola Sarrazola. Com a professora Decas Novo, explicámos aos professores de educação visual envolvidos, a natureza do nosso projeto. Os alunos voluntários presentes seguiram com muita atenção a explicação - vão ser os pares criativos de colegas da "educação especial" que se irão juntar ao grupo na próxima sessão. Conversámos sobre a importância dos adjetivos, os verbos e as onomatopeias na construção da banda desenhada: também se desenha com as palavras... Juntei um balão de BD a um telefone para exemplificar como nasce uma personagem. Depois, partilhei alguns livros, exemplificando a diferença entre álbuns e o livro tradicional de banda desenhada. Às tantas, os alunos soltaram umas belas gargalhadas ao folhear o livro “Não fiz os trabalhos de casa porque...” de Davide Cali e Benjamin Chaud – um livro fundamental (junto com“Cheguei atrasado à escola porque...”) numa biblioteca frequentada por leitores dos 10 aos 15. Para além do trabalho inicial em torno da estrutura e da comunicação de uma ideia através da BD, também dedicaremos o nosso tempo às diferentes técnicas do desenho. Fui passando a ideia do trabalho colaborativo, em pequeno grupo ou em tandem, como é habitual entre os autores de Banda Desenhada. Até breve.

Comentários

Mensagens populares