No meio do caminho tinha uma pedra da Ericeira



Tinha uma Pedra
Desenho
Até 9 de Junho
na Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva
Ericeira

Foi uma inauguração muito concorrida. Amigos, família e vizinhos fizeram deste momento uma festa animada que contou com uma bela performance do Clube de Leitura em Voz Alta de Mafra, conduzido por Ana França, a quem agradeço a miríade de pedras que se encontraram no meio do caminho desenhado, dando vida ao poema de Carlos Drummond de Andrade. Gostei muito de ter, entre nós, o vereador António Felgueiras que acarinhou esta exposição. Eunice Mestre estava feliz, não admira, a montagem da exposição está muito boa. Enfim, foi um momento de proximidade que teve o apoio de “O pãozinho das Marias”.

Coro de Leitura em Voz Alta de Mafra.

Entretanto, já começaram as oficinas de desenho, direcionadas para os alunos do 4º ano – depois dos quartos anos da escola básica da Carvoeira, hoje , a Casa da Cultura recebeu um grupo o 4º ano da Ericeira. Cada aluno trouxe a sua pedra (até apareceu um quartzo branco com algumas cristalizações). Depois de uma intensa visita guiada, foi a aventura do desenho figurativo a “preto e branco” usando o mesmo material com que foram criados os desenhos. Depois o desafio da imaginação: e se esta pedra voasse? E se esta pedra ardesse? E se esta pedra germinasse? E se esta pedra flutuasse? E se esta pedra cruzasse os céus? E se esta pedra derretesse? E se esta pedra tivesse eletricidade? E se fosse nervosa? E se estivesse apaixonada? E se estivesse sozinha brilhando na escuridão? E se fosse uma criatura?... Assim, partindo do universo temático da exposição, lançaram-se ao desenho e foram surgindo obras surpreendentes.




Se estiverem sintonizados na zona de Mafra, poderão escutar na sexta dia 24 de Maio às 20.00h (em direto), na Rádio Concelho de Mafra (105.6 FM), uma entrevista em direto com Marina Santos no seu programa “Livros com música” (este momento ficará disponível num podcast).

Comentários

Mensagens populares