Avis: Reler em diversidade

 


Ao longo dos anos, tenho criado uma relação agradável com Avis, participando em acontecimentos comunitários, ora contando histórias ou intervindo como mediador, como está ser agora com o programa Reler com a biblioteca, da responsabilidade da Rede de Bibliotecas Escolares. Desta vez estou a trabalhar na Biblioteca Escolar Mestre de Avis onde teve lugar a primeira sessão, no dia 28 de outubro com alunos do ensino básico. Aproveitámos bem o último sol de outono, em brincadeiras de movimento e espaço, foco, promoção da autonomia e construção da colaboração. Já na biblioteca, a proposta de mediação leitora envolveu vários livros de imagem (álbuns) e muita comunicação com as crianças que opinaram livremente, chegando até a lançar um desafio de ilustração que não me deixou outra saída senão desenhar, provando que os ilustradores existem mesmo. Durante estas 2 horas de boa energia foi evidente a necessidade de trabalhar em diversidade, de forma inclusiva. Fica aqui o meu agradecimento à Câmara Municipal pelo apoio dado a esta iniciativa e um abraço amigo para a Professora Bibliotecária Sandra Serrão e para a Mediadora Cultural Xana Costa.


Mais tarde, no sossego do parque de campismo, desenhei tranquilamente, de portadas abertas à barragem do Maranhão, até que a chuva me interrompeu o traço. No dia 9 de Novembro estarei de volta.



Comentários

Mensagens populares