Bibliotecas Escolares: Apelos desafiadores

Oficina Improvável na Biblioteca Escolar da EB 2.3 Padre Vítor Melícias (Torres Vedras)
(Aqui)


Ao longo do nosso trabalho de mediação leitora inclusiva, vou sentindo que as Bibliotecas Escolares, pouco a pouco, reafirmam uma matriz inicial expressa pelo conceito de BECRE - Biblioteca Escolar Centro de Recursos. É percetível o envolvimento crescente destes espaços de leitura no apoio e parceria com as estruturas de educação especial da escola.
O decreto-lei 54/2018 propõe-se ampliar a consciência e a urgência operativa do aparelho escolar.
Aos poucos, a Biblioteca Escolar torna-se num epicentro de iniciativas inclusivas que acrescentam ao universo dos livros novas dimensões e convocam outras peças das suas coleções para as agendas locais de inclusão. A Biblioteca assume-se, gradualmente, como laboratório para descobertas inclusivas e pesquisa de recursos cada vez mais acessíveis, dando resposta a necessidades emergentes e contribuindo para a construção de um ensino inclusivo, tarefa que se faz com tempo, e é diferente em cada realidade escolar encontrada. Tem sido um passo de gigante, aquele que se tem pedido aos professores bibliotecários, e às equipas que resistem, em bibliotecas escolares de todos níveis de ensino - acompanhar um mundo em constante mutação, numa escola que se pretende atual e assertiva no seu papel educativo. Para esta tarefa inclusiva singrar a bom vento, convocam-se outros docentes, e pessoal não docente, com envolvimento efetivo de Pais e outras estruturas sociais e comunitárias na orla escolar. Só juntos, mesmo, poderemos ler muito mais...
A tarefa da educação inclusiva não se esgota na sala de aula, sendo a Biblioteca Escolar a charneira para uma articulação criativa entre toda a comunidade escolar. Para além de experimentar e aplicar metodologias alternativas, cruzar saberes e linguagens, poderá ser chamada a dimensões emergentes, como a formação parental, no contexto da Educação Especial. Apelos desafiadores, frequentes e intensos, que requerem disponibilidade, estudo, imaginação e energia imensas, numa entrega que quase sempre é invisível no quotidiano, mas que se espelha no impacto nas aprendizagens dos alunos e de tantos outros - basta olhar para o que é importante.
Como se diz em crioulo: Nhos kansera ka ten midida... (a vossa canseira nunca mais acaba...)

Comentários

Mensagens populares