Bibliotecas Escolares: Apelos desafiadores
Oficina Improvável na Biblioteca Escolar da EB 2.3 Padre Vítor Melícias (Torres Vedras) (Aqui) |
Ao
longo do nosso trabalho de mediação leitora inclusiva, vou sentindo
que as Bibliotecas Escolares, pouco a pouco,
reafirmam
uma matriz inicial expressa pelo conceito de BECRE - Biblioteca
Escolar Centro de Recursos.
É percetível
o
envolvimento crescente destes espaços de leitura no apoio e parceria
com as estruturas de educação especial da escola.
O
decreto-lei 54/2018 propõe-se ampliar a consciência e a urgência
operativa do aparelho escolar.
Aos
poucos, a Biblioteca Escolar
torna-se num
epicentro de iniciativas inclusivas que acrescentam ao universo dos
livros novas dimensões e convocam outras peças das suas coleções
para as agendas
locais de inclusão.
A Biblioteca assume-se, gradualmente, como laboratório para
descobertas inclusivas e pesquisa de recursos cada vez mais
acessíveis, dando resposta a necessidades emergentes e contribuindo
para a construção de um ensino inclusivo, tarefa que se faz com
tempo, e é
diferente em
cada realidade escolar encontrada. Tem sido um passo de gigante,
aquele que se tem pedido aos professores bibliotecários, e às
equipas que
resistem, em bibliotecas escolares de todos níveis de ensino -
acompanhar
um mundo em constante mutação, numa escola que se pretende atual e
assertiva no seu papel educativo. Para esta tarefa inclusiva singrar
a bom vento, convocam-se outros docentes,
e
pessoal não docente, com envolvimento efetivo de Pais e outras
estruturas sociais e comunitárias na orla escolar. Só juntos,
mesmo, poderemos ler muito mais...
A
tarefa da educação inclusiva não se esgota na sala de aula, sendo
a Biblioteca Escolar a charneira para uma articulação criativa
entre toda
a comunidade escolar. Para além de experimentar e aplicar
metodologias alternativas, cruzar saberes e linguagens, poderá ser
chamada a dimensões emergentes, como
a formação parental, no contexto da Educação Especial. Apelos
desafiadores, frequentes e intensos, que requerem disponibilidade,
estudo, imaginação e energia imensas, numa entrega que quase sempre
é invisível no quotidiano, mas que se espelha no impacto nas
aprendizagens dos alunos e de tantos outros - basta olhar para o que
é importante.
Como
se diz em crioulo: Nhos kansera ka ten midida... (a vossa canseira
nunca mais acaba...)
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