Ler é ser especial - Digital
Tandem especial
Fotografia de Joana Rodrigues
Fotografia de Joana Rodrigues
Última
sessão do projeto “Ler é
ser especial”, uma ideia da
professora bibliotecária Joana Rodrigues para a Biblioteca Escolar
do Centro Escolar da Ventosa (Agrupamento de Escolas S Gonçalo –
Torres Vedras), no seguimento do anterior “Dilfícil leitura” que levámos ao
Folio Educa (Óbidos). A sessão de hoje foi dedicada ao trabalho em
tandem nos computadores, um aluno da educação especial e o seu par, coadjuvados discretamente pelos professores de educação especial e pelas auxiliares de educação. Andámos de volta do Voki,
trabalhando a escrita e as competências digitais e do The Indian Shankar Drum Ganesh Machine, uma
aplicação para criação de melodias indianas. Estes recursos
simples e gratuitos (nas suas versões básicas), destinam-se aos Pcs
comuns e permitem algum trabalho em torno das competências digitais
junto de alunos com necessidades educativas especiais. Houve algum
ruido e alegre confusão na biblioteca, o que é normal dado o
entusiasmo dos alunos; alguns amigos autistas ficaram um pouco mais
dispersos – mas em breve encontraremos um tempo sossegado na
biblioteca escolar, para voltar às aplicações com tranquilidade.
Gostei muito do trabalho a par de volta dos monitores – paciente,
aplicado e genuíno. Existem muitos programas e outros recursos referenciados no programa “Todos juntos podemos ler” (RBE), o
importante é saber escolher de acordo com o perfil do aluno.
Comentários
Enviar um comentário