Oficina Improvável inclusiva em Torres Vedras
As “oficinas improváveis”
continuam a percorrer as Bibliotecas Escolares do Concelho de Torres Vedras,
uma iniciativa da Biblioteca Municipal dedicada aos alunos com necessidades educativas
especiais. A oficina de Abril teve lugar (de novo) no Agrupamento de Escolas
Madeira Torres mas com um outro grupo de alunos. Uma realidade bem distinta do
grupo anterior, que precisou de maior recolhimento, outras dinâmicas e outros
livros. Trabalhar com o espectro do autismo requer uma abordagem específica mas
que deverá apontar sempre para a inclusão. A sessão de 4 de abril foi
completamente inclusiva! Tinha pensado fazer uma sessão tranquila na Biblioteca
Escolar, mas era o último dia de aulas e as crianças andavam de um lado para o
outro numa agitação própria já dos dias de férias – entravam na biblioteca para
ver o que se passava ali… Acabei por propor que se fossem juntando ao grupo
especial que ali estava já sentado. Não mudei muito o programa. Apresentei os
livros que tinha preparado para os alunos especiais, apenas acrescentando umas
quantas histórias disparatadas, pois a biblioteca tinha acabado de ser invadida
por meninos e meninas de Jardim-de-infância que se juntaram a outros alunos de várias proveniências que já lá estavam... Foi uma festa! Muita risada…
Reparei que os professores iam tomando notas dos livros mediados e participando
em todas as brincadeiras propostas. Assim vale a pena... Foi por iniciativa de
Goretti Cascalheira (obrigado, amiga!) que surgiram estas corajosas oficinas
improváveis que têm funcionado, também, como laboratório, permitindo ir
aferindo metodologias, selecionar livros e adequar a comunicação. O modelo está
testado, podendo ser aplicado noutros concelhos do país, por iniciativa das
bibliotecas locais. Agora é preciso chegar às famílias, batalhar pelo empréstimo
domiciliário especializado e promover lugares inclusivos nos espaços de leitura
pública.
Comentários
Enviar um comentário