Azáfama formativa

Apresentando um brinquedo voador luminoso para trabalhar o foco e a comunicação com meninos especiais

Foi um mês de grande azáfama formativa. De repente a procura do nosso curso Inclusão, Diversidade, Escola, Biblioteca (Laredo Associação Cultural/Centro de Formação António Sérgio) teve um tal aumento que foi necessário constituir 4 turmas para dar resposta aos docentes. Para além do interesse no tema, o que muito contribuiu para tal procura foi a publicação do DL 54/2018 e o descongelamento (parcial) das carreiras docentes, abrindo a possibilidade de subida de escalão. Pelo menos 120 professores refletiram connosco sobre a importância da Biblioteca e da mediação leitora como ferramentas de inclusão. A incansável Maria José Vitorino está, neste momento, de volta da avaliação dos formandos e sua grande produção. A cada curso de 25 horas, abordámos diferentes ferramentas para atualização de conhecimentos e competências das equipas multidisciplinares. Partilhei diferentes metodologias de intervenção que podem ser estratégias viáveis para o professor/mediador numa escola que se quer cada vez mais inclusiva. Falei de casos de estudo, propus livros, jogos e outros recursos. Experimentámos algumas dinâmicas de corpo e movimento e mais uns tantos exercícios práticos que pretendem responder aos desafios da diversidade nas escolas. Os professores participantes, trouxeram os seus contributos, tornando a plataforma moodle, que serviu de apoio a esta formação, num repositório muito útil de recursos, narrativas e reflexões, o que dá uma boa ideia do ambiente vivido nos grupos de formação. O curso termina sempre com uma proposta/planificação de um pequeno projeto exequível e inclusivo para a escola, construido em coletivo no decorrer da última sessão – surgiram guiões de intervenção muito bem elaborados, sustentando boas ideias. Obrigado a todos!
Por aqui vos irei dando conta das nossas iniciativas formativas. Boas férias!
Todos de volta das onomatopoeias, dos verbos e dos adjetivos...

Comentários

Mensagens populares