Sintra: escola inclusiva pela arte e pela poesia
Com janeiro chegaram novas sessões de mediação junto de
alunos com necessidades educativas especiais do Concelho de Sintra, uma
proposta da divisão de educação do Município, abraçada pelas escolas que, por
candidatura, apresentaram os seus projetos que decorrem agora nas escolas. No agrupamento
de escolas escultor Francisco dos Santos (Rinchoa-Fitares) prossegue o “Leituras
diferentes” com os alunos da sala SAF e com duas turmas da escola, numa perspetiva
inclusiva. A professora Regina continua a desenvolver a proposta da “Máquina da poesia” e, nas outras turmas, já se preparam os “Sussurradores”. Todas as
sessões começam com um livro novo, desta vez com o álbum “MÁAAS” de Peter
Schossow , muito bem recebido pelas crianças. Escolhi um poema simples ("animais de estimação") de Álvaro Magalhães para ler (leitura expressiva) aos nossos meninos e depois falámos dos seus bichos de estimação. Os alunos já começaram a
requisitar os livros referenciados para este projeto – É fundamental o papel da
Biblioteca Escolar neste percurso de promoção do livro e da leitura junto dos
alunos com necessidades educativas especiais, com contaminação positiva ao
resto das turmas envolvidas.
No agrupamento de escolas Ferreira de Castro (Mem
Martins), o “Leituras Diferentes” segue com as mesmas características
inclusivas, a par de um trabalho específico junto de crianças do espectro do autismo.
Nesta escola, para além de trabalharmos a construção de narrativas, promovemos
sessões de mediação leitora especializada junto das crianças da unidade de
ensino especial. Os livros utilizados na primeira sessão foram o “Popville” e “Zoom”;
no final da sessão o livro de Istvan Banyai seguiu para casa de uma menina…
Janeiro marca, também, o começo do projeto “O corpo das
ideias” no agrupamento “Monte da Lua”. Como facilmente se pode depreender pelo
nome, este projeto tem como tema central o corpo como ferramenta para a
construção de narrativas e autoconhecimento. Correu bastante bem a sessão
inaugural com os docentes que assim ficaram a conhecer, pela prática, a forma
como a ideia se desenvolverá nas escolas do agrupamento. Por aqui, irei dando
notícias fresquinhas deste trabalho a decorrer nas escolas de Sintra…
Comentários
Enviar um comentário