Sintra: escola inclusiva pela arte e pela poesia

Com janeiro chegaram novas sessões de mediação junto de alunos com necessidades educativas especiais do Concelho de Sintra, uma proposta da divisão de educação do Município, abraçada pelas escolas que, por candidatura, apresentaram os seus projetos que decorrem agora nas escolas. No agrupamento de escolas escultor Francisco dos Santos (Rinchoa-Fitares) prossegue o “Leituras diferentes” com os alunos da sala SAF e com duas turmas da escola, numa perspetiva inclusiva. A professora Regina continua a desenvolver a proposta da “Máquina da poesia” e, nas outras turmas, já se preparam os “Sussurradores”. Todas as sessões começam com um livro novo, desta vez com o álbum “MÁAAS” de Peter Schossow , muito bem recebido pelas crianças. Escolhi um poema simples ("animais de estimação") de Álvaro Magalhães para ler (leitura expressiva) aos nossos meninos e depois falámos dos seus bichos de estimação. Os alunos já começaram a requisitar os livros referenciados para este projeto – É fundamental o papel da Biblioteca Escolar neste percurso de promoção do livro e da leitura junto dos alunos com necessidades educativas especiais, com contaminação positiva ao resto das turmas envolvidas.
No agrupamento de escolas Ferreira de Castro (Mem Martins), o “Leituras Diferentes” segue com as mesmas características inclusivas, a par de um trabalho específico junto de crianças do espectro do autismo. Nesta escola, para além de trabalharmos a construção de narrativas, promovemos sessões de mediação leitora especializada junto das crianças da unidade de ensino especial. Os livros utilizados na primeira sessão foram o “Popville” e “Zoom”; no final da sessão o livro de Istvan Banyai seguiu para casa de uma menina…

Janeiro marca, também, o começo do projeto “O corpo das ideias” no agrupamento “Monte da Lua”. Como facilmente se pode depreender pelo nome, este projeto tem como tema central o corpo como ferramenta para a construção de narrativas e autoconhecimento. Correu bastante bem a sessão inaugural com os docentes que assim ficaram a conhecer, pela prática, a forma como a ideia se desenvolverá nas escolas do agrupamento. Por aqui, irei dando notícias fresquinhas deste trabalho a decorrer nas escolas de Sintra… 

Comentários

Mensagens populares