O que nos diz uma imagem?

Mãos que falam

Orelhas que ouvem

Olhos que escutam

VI Rio de Contos - Encontro de Narração Oral de Almada (Outubro 2020)
Foto Pedro Pinheiro

Certas imagens sintetizam na perfeição ideias e conceitos que por vezes temos dificuldade em expressar. É o caso desta fotografia captada durante o VI Rio de Contos – Encontro de Narração Oral de Almada (17 de outubro de 2020 – Biblioteca de Almada – Forum Romeu Correia). Lado a lado, Patrícia do Carmo e Ana Sofia Paiva contam, em simultâneo, um mesmo conto. Duas narradoras, uma surda e a outra ouvinte contando para TODOS ali naquela sala e em streaming (transmissão em tempo real).

Tem sido uma teimosia perseguida pela Laredo Associação Cultural, o tornar acessível os conteúdos culturais e promovendo a reciprocidade comunicativa em eventos e em documentos de diversos suportes. Mas estamos ainda no início, mesmo. Esta contaminação começou com as propostas de um trio de peso para o Museu de Serralves: Susana Tavares, Joana Macedo e Joana Cottim. Uma tarde em Serralves, a Joana Cottim virou-se para mim conversando com as mãos e disse - “Bonito mesmo, era os ouvintes conhecerem as histórias dos surdos. Não basta colocar um narrador ouvinte e uma interprete de LGP contando histórias para os surdos – Porque não trabalhar com os dois públicos, o ouvinte e o surdo?” Um ano depois, as Bibliotecas de Cascais, organizaram, em parceria com a Laredo, o “Mês da Leitura Inclusiva”. E foram tantas as situações de conto inclusivo... Lá esteve a Joana Cottim na “Casa da Horta” numa bela sessão de contos com os dois públicos misturados e a Patrícia do Carmo na Biblioteca de S. Domingos de Rana. E agora outra fotografia, em paralelo com a primeira – de novo, Patrícia do Carmo, agora comigo, contando na Bibliteca de São Domingos de Rana. Ora veja as diferenças...


Ainda outra foto: Joana Cottim na Biblioteca de Cascais “Casa da Horta”. Fica um abraço forte para a Joana, nossa companheira de trabalho, e saudações luminosas para as Bibliotecas corajosas que aceitam propostas arrojadas, na procura de uma verdadeira inclusão.



Comentários

Mensagens populares