Pegar pela palavra no Projeto Capaz (Tapada das Mercês)

A fotografia não é desta sessão mas sim da anterior. Publico-a por sintetizar bastante a nossa intenção – dar força às palavras de cada um. É claro que também não tenho nenhum registo da sessão do dia 1 de junho...


Os encontros do “Pegar pela palavra” (programa “A cultura sai à rua(1) - Câmara Municipal de Sintra) têm acontecido em diferentes lugares das Mercês (Sintra). Desta vez, a 1 de junho, a sessão realizou-se nas instalações do Projeto Capaz. Nestas intervenções tenho o tranquilo apoio de Marlene Vaz animadora sociocultural da Fundação Aga Khan Portugal que conhece muito bem as pessoas, o que facilita muito o meu trabalho. Aliás, este grupo de seniores é muito especial, têm uma relação estabelecida entre eles, construída nas propostas de atividade criadas pelos mediadores no terreno. Nesta sessão escutámos histórias de vida e mergulhámos nas histórias tradicionais da Guiné-Bissau. O Senhor Malan tem o seu tempo, pausado, que se escoa numa lentidão própria de África. Há companheiros de sessão que não aguentam o tempo da narrativa ou têm dificuldade em entender o português do seu colega. À medida que vai contando, vou tirando notas e fazendo alguns comentários; no final acabaria de por contar, numa velocidade mais Portuguesa, a divertida história da “Festa dos animais”, um conto da tradição Mandinga. Fiquei a saber que a Senhora Maria escreve bastante, aposto que tem guardadas algumas preciosidades. Tento convencer outra participante a contar um conto tradicional português que dedicava às suas crianças...mas não tenho sorte. É importante que todos tenham a palavra, mas sobretudo importa entender e respeitar as diferenças e fomentar a escuta ativa. Às vezes não me corre bem, terei de aguardar, intuindo o momento certo para trazer a voz ao grupo. Começámos a organizar a participação de cada um, o contributo das suas palavras. Nas próximas sessões veremos se estamos no rumo certo.


(1) “O projeto “A Cultura sai à Rua” surge através da candidatura Cultura para Todos, entretanto integrada na Ação 11 da operação Lisboa-06-4538-FSE-000016 - Idade Mais - Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cofinanciada pelo Fundo Social Europeu. O presente projeto vem contribuir para o combate/ redução da exclusão social, nomeadamente da população sénior do concelho, na medida em que visa dar mais voz aos seniores, melhorar a sua qualidade de vida e promover uma maior igualdade de oportunidades (perspetiva etária, diferentes características/perfis, diferentes territórios, nomeadamente de maioria vulnerabilidade social e económica).”





Comentários

Mensagens populares