Ler para Crer Ler - Vila Verde dos Francos


Ler para Crer Ler
Vila Verde dos Francos 
13 de junho

As páginas deste blogue têm sido boas auxiliares da memória, tento registar regularmente as minhas vivências enquanto mediador artístico e, neste caso, mediador do livro e da leitura. No fundo, estas oficinas que estou a realizar no Agrupamento de Escolas da Merceana (Alenquer) são oficinas improváveis, seguindo um modelo surgido nas Bibliotecas Escolares de Torres Vedras, que vou aprimorando. O primeiro grupo que recebemos na Biblioteca Escolar da Escola Básica de Vila Verde dos Francos era inclusivo, constituído por uma bela variedade de crianças o que permitiu partilhar diferentes recursos de comunicação e mediação leitora. Sentámo-nos em torno de uma grande mesa, crianças, auxiliar e professoras e comecei a tocar uma caixinha de música que todos puderam experimentar: Ai que difícil é dar à manivela de uma coisa tão pequenina! De que lado a coloco? À direita ou à esquerda? Depois começámos a folhear os livros em conjunto, livros de cartonados, resistentes, próprios para alunos que não controlam bem a força dos dedos, e que trabalham essa motricidade a par das palavras, da história e da comunicação. Cruzámos o “livro com um buraco” de Herve Tullet com o “Puzzles 3D” (David Carter) e criámos uma escultura coletiva para uma praça cheia de trânsito. Um dos alunos que está a começar a falar sussurrou-me algumas palavras ao ouvido, usando o meu sussurrador – fiquei tão contente... 


De tarde foi a vez de trabalhar com um 2º ano que resolutamente se entregou à tarefa de encontrar os adjetivos correspondentes aos emojis que apresentei colados numa folha de papel de cenário – tratou-se do desafio Filactera que propõem também a descoberta intuitiva de verbos partindo de onomatopeias, muitas destas vindas da linguagem da banda desenhada. Para além de se trabalhar o léxico ativo, sempre vamos propondo novos vocábulos e corrigindo os habituais erros de ortografia destas idades. Sobretudo é um jogo divertido em torno das palavras.


23 de junho

De regresso à Biblioteca Escolar de Vila Verde dos Francos, trabalhei a metodologia Filactera com uma turma muito inclusiva do 3º e 4º ano. Dividiram-se em dois grupos muito equilibrados. O nível da resposta foi bem elevado! Foi uma risada, imitar as vozes dos animais; ás tantas ninguém se lembrava qual era o verbo do burro… IÔN! IÔN! IÔN! Fartaram-se de trabalhar...No meio de todas aquelas crianças, uma com PEA, cada vez que se concentrava, acertava em cheio nos adjetivos; reparei como este aluno estava tão bem incluído na turma, tendo sempre um par para interagir com ele durante todo o desafio. Percebe-se que já existe, há muito tempo, uma prática inclusiva nesta escola básica do Agrupamento de Escolas Visconde de Chanceleiros (Merceana). Terminando a tarde, sentei-me à mesa com a professora bibliotecária e os dois professores titulares das turmas e conversámos sobre a atividade, o seu ponto de partida e objetivos, encerrando o encontro com a análise dos livros apresentados e que farão parte, em breve, do catálogo da biblioteca. Foi uma boa surpresa, este trabalho com as Bibliotecas da Merceana.


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