Pegar pela palavra

 


E por onde começar?
-Pegamos pela palavra

Foi com muito gosto que aceitei, em nome da Laredo Associação Cultural, o convite para participar no projeto A Cultura sai à Rua, uma parceria da Câmara Municipal de Sintra com a Fundação Aga Khan Portugal, inscrita no Plano Municipal para o Envelhecimento Ativo, Saudável e Inclusivo, que tem como eixo prioritário o combate ao isolamento através de respostas sociais.1

Pegar pela palavra, foi assim que batizámos a nossa intervenção que parte do universo das palavras ditas para vencer a solidão criando um pequeno grupo de seniores dinâmicos em duas freguesias do Concelho de Sintra. O projeto passará por diversos lugares como Montelavar, Vale de Lobos e Tapada das Mercês, tendo apresentação pública, junto com outras propostas artísticas, em Novembro no Centro Cultural Olga Cadaval. Pretendemos com esta intervenção dar a palavra a quem muitas tem para partilhar - os mais velhos. Queremos valorizar o seu papel no seio da família e junto da comunidade. A Narração Oral será a primeira ferramenta para a aproximação das pessoas; mas também são bem vindos os provérbios, os ditos populares, as adivinhas, a poesia e as histórias vivas das freguesias.
A partilha destas palavras faz-nos sentir como parte de um todo que tem identidade e um caminho já percorrido. A nossa proposta, embora centrada nos mais velhos, pretende ir juntando outras gerações neste trabalho de comunicação e criatividade que contribuirá para o  desenvolvimento da escuta ativa, de dinâmicas colaborativas, das literacias, em encontros não formais que vão acontecer ao longo deste ano.

No dia 12 de Abril, teve lugar um primeiro encontro no edifício da Junta (União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar) – e que belo encontro! Escutámos poemas, histórias locais onde não faltaram personagens marcantes, lugares de reis e mouras encantadas, anedotas do Alentejo (…). Foi uma bela conversa. Fiquei a conhecer a equipa local e os participantes, cada um com a sua individualidade criativa bem marcada. Rapidamente se constatou que faltavam ali alguns narradores locais, mais reservados e, já agora, poderíamos ter um maior equilíbrio de género? Esperamos a todo o momento a chegada de muitas outras histórias deste interior Saloio. O próximo encontro terá lugar em Vale de Lobos, estando agendado outro para Tapada das Mercês (Junta de Freguesia de Algueirão -Mem Martins). De repente lembrei-me do belo trabalho de Cristina Taquelim junto das mais velhas em Santa Vitória, da metodologia de recoleção de contos tantas vezes pacientemente explicada por António Fontinha, do recente trabalho do projeto “De Boca em Boca” ou a comovente intervenção de Jorge Serafim junto dos seniores da Mouraria de Beja – “Candeia que vai à frente ilumina duas vezes”... Por aqui vos darei conta deste caminho clareado.

1 “O projeto “A Cultura sai à Rua” surge através da candidatura Cultura para Todos, entretanto integrada na Ação 11 da operação Lisboa-06-4538-FSE-000016 - Idade Mais - Estratégia Municipal para o Envelhecimento Ativo e Saudável, cofinanciada pelo Fundo Social Europeu. O presente projeto vem contribuir para o combate/ redução da exclusão social, nomeadamente da população sénior do concelho, na medida em que visa dar mais voz aos seniores, melhorar a sua qualidade de vida e promover uma maior igualdade de oportunidades (perspetiva etária, diferentes características/perfis, diferentes territórios, nomeadamente de maioria vulnerabilidade social e económica).”



Comentários

Mensagens populares