Contos na Aldeia

O meu amigo António Fontinha, narrador de primeira água, desafiou-me para contar com ele e a Carla Rodrigues (Biblioteca Municipal de Mafra) no serão de contos tradicionais, “Noite de contos na aldeia”, que foi transmitido em direto a partir da Aldeia da Mata Pequena, no âmbito do Mural 18, um evento cultural em rede com 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa. Assim, 8 de Maio marca o meu regresso aos contos, depois de uma grande ausência: uma verdadeira prova de fogo...  Dos meus companheiros de serão retive dois contos, um do ciclo do linho contado pela Carla Rodrigues (que bem contou...) e "O tesouro", uma pérola partilhada pelo António Fontinha. A aldeia da Mata Pequena fica muito próximo de Cheleiros (Mafra) e perto do misterioso penedo do Lexim; foi paulatinamente recuperada, mantendo o traço saloio, por Diogo Batalha e Ana Partidário, a quem agradeço a hospitalidade. Foi um prazer contar numa aldeia tão bem recuperada: Agradeço este convite da Câmara Municipal de Mafra, na pessoa de Maria Manuel Bringel, que numa conversa paralela me deixou o bichinho da curiosidade sobre os moinhos e sobretudo os búzios, peças de olaria que produzem som ao sabor do vento. Era já noite alta quando saímos da aldeia, no meio da escuridão total os pirilampos lampejavam pelo mato procurando uma companheira; lembrei-me de ser menino.

Foi assim o serão 

Comentários

Mensagens populares