Medos no Folio


Vencendo os medos de lápis na mão.
Uma oficina de desenho e por vezes ilustração,
que parte dos receios que secretamente guardamos, para uma batalha vitoriosa sobre folhas de papel. Iniciação a diferentes técnicas de desenho
e seus riscadores, da grafite à tinta-da-china
sem esquecer a água, que chega para misturar cores
e estragar registos bem comportados.

Nos dias 14 e 15 de Outubro, apresentei no Fólio (Festival Literário Internacional de Óbidos) a oficina “Desenhando os medos”. A oficina começava sempre com uma interacção dinâmica com os participantes, da qual fazia parte um pequeno texto motivador, seguido de uma recolha dos diversos medos presentes na sala. Nas duas primeiras oficinas (segunda-feira) participaram jovens do agrupamento de Escolas do Forte da Casa. Dei logo com rostos familiares que fazem parte do Movimento 14 – 20 a Ler. O tema não é fácil, como rapidamente perceberam os jovens participantes – alguns medos eram mesmo muito abstractos. Outras vezes, não era nada cómodo falar sobre eles, mesmo assim os desenhos foram surgindo, alguns, vigorosamente. Esforcei-me por retirar o ónus do desenho perfeitinho - alguém notou que não existiam borrachas sobre a mesa e alguns riscadores eram paus que se molhavam na tinta-da-China. Foi uma bela segunda-feira!
Medo dos palhaços...
Ornitofobia
 Na terça-feira de manhã, deparei-me com um grupo de crianças do ensino básico de Óbidos, uma turma muito boa que se agarrou ao trabalho com afinco e muita gargalhada pelo meio, como atesta o vídeo produzido pela equipa do Folio. AQUI.

Sugeri aos professores que propusessem aos seus alunos a escrita de cada um dos medos que tinham acabado de desenhar e que publicassem o resultado na página web da Biblioteca Escolar. 
Como se ilustra este medo?...


Comentários

Mensagens populares