Exposição Folio Educa: Dilfícil leitura



Neste Folio Educa 2019 (FÓLIO – Festival Literário Internacional de Óbidos), a minha colega e curadora Maria José Vitorino (Laredo Associação Cultural) apresentou uma exposição construída a partir do projeto Dilfícil Leitura”, mostrando o que o antecedeu em Torres Vedras (2013) e a influência mais recente, sentida no Clube Inclusivo de Banda Desenhada da EB da Sarrazola (Colares 2019).
Nesta mostra, se explicam caminhos de leituras inclusivas que começaram com a vontade expressa pela Biblioteca Municipal de Torres Vedras, convertida num conjunto de oficinas improváveis.
Pararam em Óbidos para refletir num projeto/laboratório batizado de Dilfícil Leitura, no FOLIO EDUCA de 2017, o que gerou crescimento reticular: do Centro Escolar da Ventosa, à EB 23 de Sarrazola (Sintra), passando pela proposta Alto Minho a Ler, saltando fronteiras com a Rede de Bibliotecas Escolares da Galiza.
No dia 13 de Outubro inaugurámos a exposição e cada um dos convidados fez uma intervenção. Vivemos um momento feliz.

Foi muito gratificante ver a sala da Biblioteca Municipal de Óbidos bem composta com os amigos que vieram de todo o lado: da Galiza, Cristina Novoa e Paz Pereiro (Rede de bibliotecas escolares da Galiza - Consellería de Educación de Xunta de Galicia ); do Alto Minho, Carla Gomes (Comunidade Intermunicipal do Alto Minho ), Isabel Costa (RIBAM – Biblioteca Municipal de Valença); Helena Brígida (Rede de Bibliotecas Escolares – moderadora do debate); de Torres Vedras, Goretti Cascalheira (Biblioteca Municipal de Torres Vedras - pedra angular desta caminhada) Ana Paula Ferreira e Ana Isabel Batista (Educação Especial – Centro escolar da Ventosa), Joana Rodrigues (Biblioteca Escolar da Ventosa) e Ana Umbelino (vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras que fez uma bela intervenção na abertura da exposição). Um agradecimento especial aos bibliotecários de Óbidos pelo apoio total a esta iniciativa e ao grupo de professores bibliotecários responsáveis pelo seminário, por terem iincluído a exposição no itinerário formativo do Folio Educa. Agora temos esta exposição disponível para empréstimo, à qual poderemos associar, uma visita guiada, uma palestra ou uma “Roda de pensamento” (Capacitação). Esta exposição poderá ser enriquecida com a apresentação de alguns recursos, livro e outros, utilizados nas sessões. Ver AQUI os painéis da exposição. Pedidos e informações para: laredo.pt.gestao@gmail.com ou 919466751



Comentários

Mensagens populares