Movimento 14/20 a Ler - Forte da Casa


Movimento 14/20 a Ler
Plano Nacional de Leitura
Agrupamento de Escolas do Forte da Casa
Epicentro na Biblioteca Escolar

Para que a mediação do livro e da leitura
seja efetiva,
é fundamental que o mediador seja leitor
e a sua atividade um labor informado,
com rumo, com um projeto.
Teremos assim, uma Mediação Leitora.

Olhar de mediador
Ao longo deste ano tive algumas sessões (poucas) com os jovens da turma PTAI, que fazem o seu percurso formativo em animação da infância. Primeiro seduzindo-os para a leitura e, de seguida, promovendo a comunicação, trabalhando por dentro a proposta dos Sussurradores de Poesia. Os jovens tiveram a possibilidade de contactar com diversas expressões da mediação do livro e da leitura: dos livros ao conto, passando pelas canções, lengalengas e algumas dinâmicas de grupo e diversas metodologias. Foi deveras importante que se tenham empenhado na criação de poemas através da “Máquina da poesia”, num momento que teve o condão de unir o grupo em torno da ideia e do professor Luís Santos, figura de vínculo, central a todo este trabalho, paralelamente à referência estruturadora da Professora Bibliotecária Cristina Cruz. O grupo participou em diversas iniciativas e eventos propostos, com uma generosidade e energia que nos enchem a todos de otimismo.

No novo ano que se aproxima, haverá que se prosseguir com esse trabalho de construção dos jovens leitores, prestando uma atenção determinante às suas personalidades, gostos e vontades, de forma a poder ter uma ideia justa e clara do futuro leitor que temos na frente. Na Laredo Associação Cultural chamamos a isto, estabelecer um perfil leitor. Não nos apressemos a colocar nas mãos dos jovens este ou aquele autor, pelo facto de a escola estar envolvida neste ou naquele compromisso comemorativo ou por imposição das metas curriculares. Deixemos respirar as jovens pessoas que são os alunos, companheiros no mesmo projeto e, cada vez mais, sujeitos ativos criadores do mesmo. Haverá que persistir na promoção do diálogo em plenário, horizontal, como centelha geradora de identidades, autonomias e escolhas diversas. Sessões devem funcionar como momentos de pensamento e ação, acontecendo regularmente e paralelamente à promoção da leitura individual, e assegurando uma respiração comum do crescimento de todos nós, e sobretudo dos jovens, como leitores.
Este projeto ganhará profundidade se for cada vez mais autónomo, dialogando intensamente com as outras estruturas da comunidade, parceiras do projeto: a Biblioteca Municipal, que está muito entrosada nesta caminhada; a Rede de Bibliotecas Escolares, envolvendo os jovens em acontecimentos de grande escalas; estando previsto um maior envolvimento dos nossos companheiros da Casa da Juventude nas iniciativas pensadas para o próximo ano

Neste novo ano letivo (2019-2020), o segundo deste projeto, pretende-se que o grupo de alunos participantes diretos aplique alguns conhecimentos de mediação junto das crianças do ensino básico e/ou do pré-escolar. Necessitará de tempo útil para preparar essas intervenções com o mediador, com o apoio dos docentes experimentando planificar, elaborar um guião de leitura, concretizar.
Será fundamental o conhecimento das coleções das bibliotecas escolares (incluindo as disponibilidades por empréstimo através da rede municipal de bibliotecas) dedicadas aos mais novos, de forma a poderem fazer escolhas autónomas que serão partilhadas em grupo de trabalho. O guião de leitura permite estruturar a intervenção, definir objetivos, encontrar meios logísticos apropriados e estabelecer uma sinopse. Depois de três ou quatro livros escolhidos e preparados, uma ou outra dinâmica e um conto, estou certo que entrarão em velocidade de cruzeiro. Estas intervenções serão sempre acompanhadas por docentes envolvidos no projeto e pelo mediador. Tudo isto precisa de tempo para se tornar efetivo e verdadeiro, para amadurecermos e se ganhar confiança.
Está previsto no projeto, o acolhimento de uma nova turma do 10ºano que passará pelo mesmo processo dos colegas, que agora estão em consolidação, beneficiando da reflexão entretanto feita pelos promotores do projeto que ajustando metodologias.
Depois da excelente reação obtida, junto dos docentes, após a realização da formação prévia em Mediação Leitora realizada na Biblioteca Escolar no contexto deste projeto, frequentadas por docentes e não docentes de todos os parceiros - Agrupamento de Escolas, Biblioteca Municipal, Casa da Juventude, Rede de Bibliotecas Escolares - parece-nos importante continuar estas sessões, antecipando constrangimentos e reforçando sugestões de inovação. Nelas poderemos disseminar metodologias não formais e de ferramentas/recursos pouco habituais, mas que vêm provando a sua eficácia em diversos contextos educativos, e reforçar as condições quer de articulação entre todos, quer de integração de novos elementos que podem decorrer dos processos de renovação de pessoal de cada entidade, variando no tempo, por diversos fatores.
Estas linhas que aqui vos deixei são apenas um contributo, que a outros se irá juntar, para o desenho da intervenção que estamos a construir no Forte da Casa (Vila Franca de Xira), a pensar no próximo ano letivo.

Links:
Movimento 14/20 a Ler
14/20 - Biblioteca Escolar do Forte da Casa
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