Movimento 14/20 a Ler - Forte da Casa
Movimento
14/20 a Ler
Plano Nacional de Leitura
Agrupamento de Escolas do Forte da Casa
Epicentro
na Biblioteca Escolar
Para que a mediação do
livro e da leitura
seja efetiva,
é fundamental que o
mediador seja leitor
e a sua atividade um labor
informado,
com rumo, com um projeto.
Teremos assim, uma
Mediação Leitora.
Olhar de mediador
Ao longo deste ano tive
algumas sessões (poucas) com os jovens da turma PTAI, que fazem o
seu percurso formativo em animação da infância. Primeiro
seduzindo-os para a leitura e, de seguida, promovendo a comunicação,
trabalhando por dentro a proposta dos Sussurradores de Poesia.
Os jovens tiveram a possibilidade de contactar com diversas
expressões da mediação do livro e da leitura: dos livros ao conto,
passando pelas canções, lengalengas e algumas dinâmicas de grupo e
diversas metodologias. Foi deveras importante que se tenham empenhado
na criação de poemas através da “Máquina da poesia”,
num momento que teve o condão de unir o grupo em torno da ideia e do
professor Luís Santos, figura de vínculo, central a todo este
trabalho, paralelamente à referência estruturadora da Professora
Bibliotecária Cristina Cruz. O grupo participou em diversas
iniciativas e eventos propostos, com uma generosidade e energia que
nos enchem a todos de otimismo.
No novo ano que se
aproxima, haverá que se prosseguir com esse trabalho de construção
dos jovens leitores, prestando uma atenção determinante às suas
personalidades, gostos e vontades, de forma a poder ter uma ideia
justa e clara do futuro leitor que temos na frente. Na Laredo
Associação Cultural chamamos
a isto, estabelecer um perfil leitor. Não nos apressemos a
colocar nas mãos dos jovens este ou aquele autor, pelo facto de a
escola estar envolvida neste ou naquele compromisso comemorativo ou
por imposição das metas curriculares. Deixemos respirar as jovens
pessoas que são os
alunos, companheiros no mesmo projeto e, cada vez mais, sujeitos
ativos criadores do mesmo. Haverá que persistir na promoção do
diálogo em plenário, horizontal, como centelha geradora de
identidades, autonomias e escolhas diversas. Sessões devem funcionar
como momentos de pensamento e ação, acontecendo regularmente
e paralelamente à promoção da leitura individual, e
assegurando uma respiração comum do crescimento de todos nós, e
sobretudo dos jovens, como leitores.
Este projeto ganhará
profundidade se for cada vez mais autónomo, dialogando intensamente
com as outras estruturas da comunidade, parceiras do projeto: a
Biblioteca Municipal, que está muito entrosada nesta caminhada; a
Rede de Bibliotecas Escolares, envolvendo os jovens em acontecimentos
de grande escalas; estando previsto um maior envolvimento dos nossos
companheiros da Casa da Juventude nas iniciativas pensadas para o
próximo ano
Neste
novo ano letivo (2019-2020), o segundo deste projeto, pretende-se que
o grupo de alunos participantes diretos aplique alguns conhecimentos
de mediação junto das crianças do ensino básico e/ou do
pré-escolar. Necessitará de tempo útil para preparar essas
intervenções
com o mediador, com o apoio dos docentes –
experimentando
planificar, elaborar um guião de leitura, concretizar.
Será
fundamental o conhecimento das coleções das bibliotecas escolares
(incluindo as disponibilidades por empréstimo através da rede
municipal de bibliotecas) dedicadas aos mais novos, de forma a
poderem fazer escolhas autónomas que serão partilhadas em grupo de
trabalho. O guião de leitura
permite estruturar a intervenção, definir objetivos, encontrar
meios logísticos apropriados e estabelecer uma sinopse. Depois de
três ou quatro livros escolhidos e preparados, uma ou outra dinâmica
e um conto, estou certo que entrarão em velocidade de cruzeiro.
Estas
intervenções serão sempre acompanhadas por docentes envolvidos no
projeto e pelo mediador. Tudo isto precisa de tempo para se tornar
efetivo e verdadeiro, para amadurecermos e se ganhar confiança.
Está previsto no projeto,
o acolhimento de uma nova turma do 10ºano que passará pelo mesmo
processo dos colegas, que agora estão em consolidação,
beneficiando da reflexão entretanto feita pelos promotores do
projeto que ajustando metodologias.
Depois
da excelente reação obtida, junto dos docentes, após a realização
da formação
prévia em Mediação Leitora realizada
na Biblioteca Escolar no contexto deste projeto, frequentadas por
docentes e não docentes de todos os parceiros - Agrupamento de
Escolas, Biblioteca Municipal, Casa da Juventude, Rede de Bibliotecas
Escolares - parece-nos importante continuar estas sessões,
antecipando constrangimentos e reforçando sugestões de inovação.
Nelas poderemos disseminar metodologias não formais e de
ferramentas/recursos pouco habituais, mas que vêm provando a sua
eficácia em diversos contextos educativos, e reforçar as condições
quer de articulação entre todos, quer de integração de novos
elementos que podem decorrer dos processos de renovação de pessoal
de cada entidade, variando no tempo, por diversos fatores.
Estas linhas que aqui vos
deixei são apenas um contributo, que a outros se irá juntar, para o
desenho da intervenção que estamos
a construir
no Forte da Casa (Vila Franca de Xira), a pensar
no próximo ano letivo.
Movimento 14/20 a Ler
14/20 - Biblioteca Escolar do Forte da Casa
Texto Projeto inicial
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