Rodas de pensamento e ação no Alto Minho

Ilustração de Miguel Horta para "Teoria das cores" de Herberto Hélder in "Passos em volta"

Sob o signo da “Teoria das cores” de Herberto Hélder, decorreram entre 20 e 22 de março três Rodas de Pensamento e Ação (Caminha, Paredes de Coura e Ponte da Barca) momentos de capacitação de profissionais no seguimento das ações promovidas pelo projeto Alto Minho a Ler1 . Nestes encontros de curta duração (3 horas) fez-se um balanço das oficinas “Leituras diferentes” (oficinas de mediação leitora junto de pessoas com deficiência, limitação ou perturbação funcional) e dos “Sussurradores do Alto Minho” (projeto em três momentos – da escrita poética à partilha e comunicação na comunidade). Recordámos alguns livros utilizados no “Leituras diferentes” e comentámos metodologias. Uma versão simplificada da Máquina da poesia ajudou a construir a avaliação da iniciativa Alto Minho a ler. No encontro que decorreu na Biblioteca Municipal de Caminha (20/3) os participantes referiram a importância da elaboração de pequenas fichas de apoio à utilização dos livros propostos pelo projeto. Também foi referida a possibilidade de criação de uma maleta itinerante contendo livros para o trabalho específico com os leitores especiais. Foi salientada a importância da formação parental no contexto da promoção da leitura junto das portadoras de deficiência ou incapacidade. Um grupo de profissionais do concelho de Caminha partilhou informação sobre um projeto emergente de rastreio das dificuldades de leitura que reunirá profissionais de diversas áreas na abordagem desta problemática. No animado encontro de Ponte da Barca (22/3), que decorreu biblioteca municipal, os participantes destacaram a importância da criação de uma rede de debate e partilha de informação sobre a mediação e constituição de coleções para leitores especiais, envolvendo os concelhos de Ponte de Lima, Ponte da Barca e Arcos de Valdevez.
Estes e outros contributos que nos vão chegando, estão a ajudar a erguer os conteúdos da Roda Grande do Projeto Alto Minho a Ler que decorrerá em Arcos de Valdevez durante todo o dia 16 de maio.

(1)Ações integradas na iniciativa “Alto Minho a Ler : Uma Estratégia Para o Sucesso Escolar”,  integrado no projeto “Scholl4All Alto Minho”, promovido pela CIM Alto Minho, no âmbito do PIICIE, co-financiado pelo Norte 2020/FSE.

Comentários

Mensagens populares