"Leituras diferentes" fecham primeiro ciclo do Projecto "Alto Minho a Ler"



O primeiro ciclo de intervenções do Projeto Alto Minho a Ler, terminou 6 de dezembro na Biblioteca Municipal de Paredes de Coura com uma sessão da oficina “Leituras diferentes” que pretende sensibilizar e capacitar técnicos de bibliotecas, professores bibliotecários, professores de educação especial, assistentes operacionais, técnicos de instituições locais, para a mediação do livro e da leitura junto da diferença. As sessões são dedicadas pessoas com necessidades educativas especiais e nelas se partilham estratégias e metodologias replicáveis nos diferentes contextos. Neste sentido, estes momentos de oficina, aos quais assistem técnicos e outros educadores, constituem-se como momentos capacitadores, que serão aprofundados em “Rodas” de reflexão a realizar por concelho. A comunicação entre bibliotecas e estruturas de educação especial gera evolução interior dos participantes, melhora a qualidade de vida, promove pistas de intervenção, aprofunda o conhecimento, potencia novas oportunidades inclusivas e consolida elos locais. (...)
A nova biblioteca de Paredes de Coura acolheu a última sessão do “Leituras diferentes” tendo nela participado um grande grupo de jovens acompanhado por técnicos e docentes interessado. Tivemos o prazer de contar com a presença da Professora Bibliotecária Paz Fernández Pereiro, da Rede de Bibliotecas Escolares da Galiza (onde desenvolvi duas formações ao longo do ano que agora termina) quem vem acompanhando com muita atenção o trabalho desenvolvido pelas bibliotecas escolares portuguesas neste campo educativo.


No dia anterior estive na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira numa sessão muito concorrida e movimentada onde participaram jovens com curriculum específico, possuindo características muito variadas e um grupo de meninos autistas que deu bastante ritmo à oficina inclusiva. Nesta oficina fui coadjuvado pelo amigo Rui Romeu, responsável pela sala infantojuvenil da biblioteca de Cerveira. Gostei muito da sessão, onde não resisti a distribuir tarefas a colegas mediadores/técnicos, que experimentando com as suas crianças, puderam entender um pouco melhor a natureza do trabalho partilhado ao longo da manhã.
Podem continuar a contactar-me, esclarecendo alguma dúvida, através das caixas de comentário deste blogue ou através do horta700@gmail.com

Comentários

Mensagens populares