Rimar o mar em rio de Mouro



A minha ida ás escolas do Agrupamento de Escolas Leal da Câmara, com o meu livro “Rimas Salgadas”, foi uma festa! No dia 20 de novembro comecei pela EB 1 onde trabalhei há alguns anos atrás com a unidade de ensino especial. Foi bom rever os professores e uma auxiliar de educação que esteve muito envolvida naquele projeto pioneiro em 2013. A receção dos alunos foi calorosa! Éramos muitos na sala mas a escuta estava afinada. Ainda fiz uma pequena homenagem ao António Torrado, cantando um poema dele ao som da minha sarronca. Acho que toda a gente se divertiu... Na EB 2 de Serra das Minas, estavam três turmas de 3º ano à minha espera na biblioteca escolar – uma sessão concorrida, com muitos meninos crioulos a par de tantas outras origens que fazem a nossa gente. Resultado: contei uma história em crioulo e disse, com eles, uma longa lenga-lenga que arrancou risadas na plateia. Depois foram rimas e mais rimas, umas em rap outras em samba. Depois do almoço rumei à EB 2 de Rio de Mouro onde também desenvolvi um trabalho específico com crianças cegas e de baixa visão no ano de 2013 em colaboração com a Professora Elisa Gaspar – um projeto desafiante! O encontro com os alunos realizou-se na pequena biblioteca escolar o que gerou um ambiente acolhedor e intimista, permitindo uma conversa em profundidade com aqueles alunos atentos e que até me brindaram com uma leitura dramatizada do poema da sardinha. Foi uma jornada inesquecível. Agradeço ao professor bibliotecário Carlos Pinheiro por este desafio marítimo!

Um belo cardume feito pelos alunos...


Comentários

Mensagens populares