quinta-feira, 14 de junho de 2018

Ler é ser especial - Digital


Tandem especial
Fotografia de Joana Rodrigues

Última sessão do projeto “Ler é ser especial”, uma ideia da professora bibliotecária Joana Rodrigues para a Biblioteca Escolar do Centro Escolar da Ventosa (Agrupamento de Escolas S Gonçalo – Torres Vedras), no seguimento do anterior “Dilfícil leitura” que levámos ao Folio Educa (Óbidos). A sessão de hoje foi dedicada ao trabalho em tandem nos computadores, um aluno da educação especial e o seu par, coadjuvados discretamente pelos professores de educação especial e pelas auxiliares de educação. Andámos de volta do Voki, trabalhando a escrita e as competências digitais e do The Indian Shankar Drum Ganesh Machine, uma aplicação para criação de melodias indianas. Estes recursos simples e gratuitos (nas suas versões básicas), destinam-se aos Pcs comuns e permitem algum trabalho em torno das competências digitais junto de alunos com necessidades educativas especiais. Houve algum ruido e alegre confusão na biblioteca, o que é normal dado o entusiasmo dos alunos; alguns amigos autistas ficaram um pouco mais dispersos – mas em breve encontraremos um tempo sossegado na biblioteca escolar, para voltar às aplicações com tranquilidade. Gostei muito do trabalho a par de volta dos monitores – paciente, aplicado e genuíno. Existem muitos programas e outros recursos referenciados no programa “Todos juntos podemos ler” (RBE), o importante é saber escolher de acordo com o perfil do aluno.


Sem comentários:

Enviar um comentário