BAIRRO LEITOR: Falando com os vizinhos

 Ao lado dos prédios, um moinho com umas belas pinturas na parede.
Vamos subindo o Bairro do Casalinho da Ajuda, onde decorre o projeto Bairro Leitor; vou bem acompanhado pelo Miguel e pela Mónica, residentes e dirigentes associativos da Academia de Jovens do Casalinho da Ajuda. Entramos na zona de cima, os IOs (como aqui lhes chamam), um conjunto de edifícios destinados a residências universitárias, agora ocupados pela comunidade cigana. À medida que vamos percorrendo o bairro, aproximam-se vários jovens; o casal vai recolhendo nomes para um campeonato de futsal (Nesta altura, movimentam já 80 jovens nesta competição!). Miguel Cordeiro é afável, cumprimenta os vizinhos e vai passando a ideia de que se esperam mudanças para melhor no bairro – apresenta-me ao patriarca cigano, o Senhor Octávio, homem de rosto nobre e olhar azul. Falo do projeto e da importância da leitura, no meio de uma rua onde esvoaça o lixo ao vento. “Estou a ler um livro sobre a história dos Romani”- digo-lhe. A conversa deriva logo para a história dos nómadas, sobre a qual aquele homem vestido de negro sabe detalhes que só agora descortino, quase no final do livro. Pergunto-lhe se a comunidade conhece a sua própria história e ele responde-me que não, só uma pequena minoria. “Gostaria de ler esse seu livro…”-Afirma. Proponho a realização de um encontro sobre a história dos ciganos no café da esquina. Ele e Miguel que não perdeu pitada da conversa concordam. Há nossa volta já está uma meia dúzia de habitantes interessados na conversa. Comprometo-me a organizar esse encontro junto com os companheiros de projeto da Academia. Despedimo-nos, sem que antes de descer a rua, Miguel e Mónica recolhessem mais dois nomes para a competição desportiva. Qualquer biblioteca comunitária que nasça neste bairro terá de ter um bom acervo relacionado com a comunidade cigana… A ssim se começa a mediar o livro, falando com os vizinhos.
O projeto também contempla a recuperação de alguns espaços públicos
como é o caso do parque infantil

Comentários

  1. Grande Mestre Miguel... Quando puder e se quiser, dê uma passadinha no meu blog. "Biblioteconomia Social": https://biblioteconomiasocial.blogspot.com.br/
    Abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia! Claro que vou lá.... A minha companheira de Laredo já me tinha falado do seu blogue. Estamos mesmo muito próximos nos pontos de vista, mesmo que haja Mar entre nós.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares