quinta-feira, 19 de maio de 2016

Mediação leitora e necessidades educativas especiais - Sintra

 EB 1 Mem Martins - Trabalhando o livro 3D "Jim o curioso"
(Obrigado Cláudia Sousa por me teres mostrado este livro...)
A mediação leitora tem sido uma constante no trabalho que venho desenvolvendo no projeto “Leituras diferentes” que decorre em dois agrupamentos de escolas do Concelho de Sintra (AE Monte da Lua e AE Ferreira de Castro) . Uma das intenções subjacentes ao projeto é conseguir elaborar uma lista de livros pensando nas especificidades dos alunos com necessidades educativas especiais. Pegar no livro, manipular o objeto, estabelecer a comunicação, interrogar, devolver perguntas – tudo isto é mediar a leitura. É muito importante que existam livros específicos numa unidade de ensino especial, concomitantemente com uma relação constante com a biblioteca escolar e respetivo professor/a responsável. Através dos livros, trabalham-se diferentes competências dos alunos: da memória leitora à antecipação leitora, passando pela perceção, o conhecimento do meio, a recoleção e a articulação das palavras, e tantas, tantas pistas de trabalho convocadas por estes suportes de leitura. Nesta relação é fundamental poder contar com professores bibliotecários na seleção de outros suportes e recursos não livro como dvd, jogos, áudio, documentos em suporte informático físico (Cdrom, pendrive, etc) ou virtual (na “nuvem”) tais como recursos educativos de livre acesso; O caso do Cata Livros onde se trabalham competências de leitura e Fanfarre que recolheu o aplauso dos nossos alunos do espectro do autismo. É impensável, nos dias de hoje, conceber uma sala de ensino especial que não tenha acesso livre a meios informáticos e possibilidade de navegação na internet. Um dos pontos mais significativos deste projeto foi a possibilidade de acrescentar novos títulos à lista de livros que têm provado o seu valor comunicativo junto das crianças do espectro do autismo. Em cada sessão de trabalho, surgiu sempre um novo livro para ser mediado com calma suscitando as reações mais diversas; depois da história, mãos ao trabalho!
Feliz dento do livro "Book with a hole"! (vejam aqui outras possibilidades deste livro fantástico de Hervé Tullet,
 pista para a construção de outros materiais de educação artística)

Sem comentários:

Enviar um comentário