Leituras em cadeia : Pontos de vista sobre a coleção

Em breve teremos estantes novas, aumentando a capacidade para a coleção.
De momento, prosseguimos com o desbaste e  tratamento tecnico, integrando a bom ritmo novas aquisições.
Numa das nossas sessões com o grupo restrito de reclusas, responsável pela biblioteca prisional do pavilhão a do estabelecimento prisional de Tires, propusemos que indicassem as diferentes ofertas (em papel) que a biblioteca deveria conter para dar resposta às residentes. Ao mesmo tempo, solicitámos que acrescentassem na lista os géneros literários e outros de que mais gostavam.
Seguiu-se um debate animado sobre o que deveria ser a oferta da biblioteca prisional, concluindo todos que deveria ser bastante variada, desde os livros para colorir, revistas, tio patinhas até à “grande” literatura. Começámos, assim, a construir aquilo a que chamámos o “perfil leitor” do pavilhão, referente ao momento atual.
Desse trabalho surgiu um questionário a apresentar às reclusas que frequentam o espaço da biblioteca - uma extensa lista de géneros e tipos de oferta (em papel), da qual se deveriam escolher apenas 5 hipóteses, as mais significativas para a utilizadora inquirida. Esta pequena dinâmica permite que as responsáveis pelo “balcão” ( atendimento, empréstimo e serviço de referência) aprofundem a consciência e o conhecimento da coleção que pretendem divulgar e da sua utilidade, impacto e assertividade para a frequência atual do espaço. Por outro lado, ajuda a percecionar os grupos de afinidade entre as leitoras potenciais. Para os mediadores do livro e da leitura, dá pistas sobre os interesses e aparentes desinteresses das reclusas,  muito útil para a renovação da coleção e para o desenho de futuras intervenções junto deste universo de detidas.
Duas semanas depois de iniciados os inquéritos, poderemos partilhar as respostas predominantes, uma espécie de retrato robô das utilizadoras da biblioteca prisional: Anedotas e humor – 23, Artesanato e trabalhos manuais – 11, Aventura – 14, Banda desenhada – 7, Cinema – 8, Culinária/Gastronomia – 11, Erotismo – 9, Filosofia – 7, História – 10, Horóscopos/Astrologia – 13, Histórias da vida real – 18, Moda – 7,Música – 8, Passatempos (Sudoku, palavras cruzadas …xadrez) – 8, Poesia – 10, Policiais – 7, Psicologia – 7, Religião – 9, Revistas – 10, Romances de amor -20, Saúde - 9

Comentários

  1. Ordenando...
    Anedotas e humor 23
    Romances e amor 20
    Histórias da vida real 18
    Aventura 14
    Horóscopos/Astrologia 13
    Artesanato e trabalhos manuais 11
    Culinária/Gastronomia 11
    História 10
    Poesia 10
    Revistas 10
    Erotismo 9
    Religião 9
    Saúde 9
    Cinema 8
    Música 8
    Passatempos (Sudoku palavras cruzadas …xadrez) 8
    Banda desenhada 7
    Filosofia 7
    Moda 7
    Policiais 7
    Psicologia 7

    ResponderEliminar
  2. Comparando com o apuro de necessidades de uma organização norteamericana que desde 1973 envia livros para gente nas prisões, é interessante ver as coincidências. http://www.bookstoprisoners.net/our-wish-list/

    ResponderEliminar
  3. O bom trabalho é aquela que, em alguma medida nos realiza, nos dá satisfação e nos faz sentir úteis para a sociedade onde vivemos.
    É um prazer trabalhar convosco e neste projecto.
    Georgina Araujo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Georgina: tenho aprendido a ser mais sensato e observador consigo. Sem esse olhar do interior não conseguiríamos desenvolver o nosso projecto. Obrigado.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares