domingo, 28 de dezembro de 2014

Projeto 10x10: QR CODE e a Geologia

Quase a terminar a fase das aulas a duas vozes (e muitas ideias), partilho hoje uma metodologia (designada na equipa do projeto como “Micropedagogia” aplicada no Projeto 10x10 (Descobrir/Gulbenkian) junto dos alunos do 10º ano da professora Ana Pereira, na escola secundária D. Dinis (Lisboa). Trata-se do QR CODE recurso digital muito comum no comércio de produtos. Como usar um truque tecnológico para fazer sair os alunos da formatação curricular em direção a novas relações e descobertas, partindo do manual escolar? Foi com base no pressuposto de que os alunos entendem melhor a matéria se a relacionarmos com a Arte e o mundo atual (o “agora”), que lançámos mão dos QR CODE introduzidos em lugares precisos do manual. Estas hiperligações, passiveis de leitura pelos smartphones, conduzem a locais de informação pouco comuns: Uma canção de David Bowie, o som de um vulcão, uma música de Sigur Rós, um vídeo (instalado num robô oceânico - ROV) da expedição NOAA (deste verão) aos fundos abissais do Atlântico Norte, um concerto na catedral de Ulm por Stephan Micus, um conjunto de cartoons ambientais (…).
Colocando um post-it com o QR CODE na página escolhida do manual
À medida que a matéria vai surgindo, vamos visionando os desafios propostos pelos códigos – os alunos comentam e estabelecem relações com o Planeta (matéria das nossas aulas). Uma das alunas comentou que o assunto do link tinha sido abordado num telejornal desta semana; trata-se de uma investigação da Nasa em torno do som dos planetas…
Um dos links, que apresentava o som de um vulcão da Islândia, foi derrotado pela realidade da erupção na ilha do Fogo (Cabo Verde) divulgada através de uma perfusão de vídeos que se podem visionar atualmente na internet.
Esta estratégia (“Micropedagogia”) é também uma forma de introduzir propostas significativas e autónomas, para além do manual. Uma janela aberta a partir do manual que permite a independência do docente, possuidor de uma personalidade pedagógica a preservar. Existe algum efeito de sedução no meio tecnológico utilizado mas, como sempre, o truque não está na ferramenta, mas sim na intencionalidade dos conteúdos propostos… Aqui vos deixamos os códigos para que possam partir à descoberta das relações propostas com a matéria de Geologia.
Ahhh… Não conseguem descodificar os códigos? Não têm um telefone desses? Nem de um amigo que o tenha? Nem conseguem ajuda na biblioteca escolar? Bom, então tomem nota deste link e boa navegação na internet….
http://blog.qr4.nl/Online-QR-Code_Decoder.aspx


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