Sussurrador (ferramenta)

O que é um sussurrador? Pois é um tubo de cartão, habitualmente usado na indústria têxtil para enrolar peças de tecido (poderá ter outras origens…), utilizado pelos mediadores da leitura para promover a palavra dita e escrita em ambientes ruidosos, com poucos ouvidos.
Mas se segredarmos palavras numa extremidade, o recetor, do outro lado, vai escutá-las com clareza. Trata-se pois de um objeto de comunicação: ensina a falar baixinho, passa a mensagem sem ruído, mesmo nos locais mais agrestes. Muito útil no trabalho com jovens que desacreditaram da palavra, possibilitando invasões poéticas, disparando poemas (baixinho) mesmo no centro de uma grande cidade. Garantidamente divertido! Ver aqui e aqui duas referências ao trabalho no terreno.
Convém personalizar o sussurrador, com decoração a gosto, afinal trata-se de um objeto de uso pessoal. O comprimento também tem importância no som captado: quando mais longo for, maior a distorção (os jovens gostam desta opção por ser mais próxima do som metálico…)
Nos últimos anos tenho utilizado esta ferramenta junto de crianças e jovens com défice cognitivo e autismo. Sobretudo no autismo, demonstra resultados importantes, pois isola o som da mensagem sobrepondo-o a todos os outros estímulos sonoros que perturbam e impedem o entendimento. Muitas vezes temos a sensação de que já esgotámos todos os recursos para comunicar com estas crianças que se fecham sobre si próprias; usei esta ferramenta e consegui algumas pequenas vitórias.
Como sempre, uma ferramenta não resolve nada, se não tiver a montante um projeto muito bem estruturado nos seus objetivos e percurso. Mas isso vocês já sabem… 
Foto de Sofia Maul

Comentários

  1. Lindos sussurradores aqui se veem! O meu é especial, construído (com ajuda) numa certa manhã de desassossego..., e hei de usá-lo!... :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando usares, por favor partilha! :) Beijos colega mediadora da leitura.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares