Afinal o peixe desaparecido era o Bacalhau!

Há muito que queria fazer uma oficina sobre o Mar e a oportunidade surgiu através do programa Descobrir. Assim nasceu a oficina “Em busca do peixe perdido” com a fantástica participação de Ana Pêgo. Uma bela dupla: Bióloga + artista.
O objetivo era passar informação sobre os Oceanos e suas espécies, relacionando tudo com a “economia do mar”. Não julguem que foi uma oficina enfadonha, nada disso, divertimo-nos bastante com os nossos desenhos, animais moldados, tudo isto registado num diário de bordo. Claro que não faltaram histórias e poemas com sabor a mar…e alguns disparates…afinal estávamos de férias. Como para além dos filmes e fotografias que mostrámos aos nossos participantes, era importante que tivessem um contacto próximo com as espécies, nada melhor do que meter a mão nos peixes e esclarecer algumas dúvidas com a nossa Bióloga de serviço. Bem...a sala ficou a cheirar um bocadinho a peixe... Abrimos a boca dos peixes e espreitámos lá para dentro, pegámos na lupa e vimos as escamas com muita atenção e depois desenhámos à vista aquelas criaturas do mar. Até copiámos o peixe por cima com a ajuda de uma folha de acetato: parecia uma ilustração científica... Houve até algumas meninas que pintaram com a tinta do Sepia Officinalis (Choco)... Inventámos novas espécies e aprendemos alguns nomes científicos dos peixes: foi divertido escrever naquela língua esquisita, o latim...
Até fizemos uma descoberta nos riachos do Jardim Gulbenkian: uma espécie de bivalve de água doce que quase todos desconheciam (tivemos que arregaçar as mangas e procurar na areia de um ribeiro… uma das meninas molhou-se um bocadinho, mas não faz mal...). Depois registámos tudo no nosso diário de bordo.
No final, os pequenos participantes descobriram qual o peixe que está quase desaparecido: o Gadus Morhua (Bacalhau) . Aqui ficam algumas imagens que dão uma ideia destes dias de férias passados com o Descobrir.
Investigando a lula, sem medo.
Muita concentração...
Inventando uma terrível criatura das profundezas do oceano
 Scomber Scombrus: a cavala!
Uma grande variedade de diários de bordo....

Comentários

Mensagens populares