Filosofia, crianças e livros


fotografia de Rita Pedro
 ("Eu sou tu" na Biblioteca do Moinho da Juventude)
De volta dos muitos textos que guardo, dei com esta carta escrita pela Rita Pedro quando desenvolvia sessões de filosofia com crianças no Moinho da Juventude. Na altura propus que juntasse o livro infanto-juvenil às suas sessões: afinal todos devemos ser mediadores da leitura… Em conjunto com a Rita, fizemos o “Eu sou Tu” para motivar a construção de narrativas e desenvolver o grafismo, enquanto pensávamos a vida com as crianças. O resultado foi muito bom. As sessões de filosofia com crianças são muito importantes em meios onde a vida anda desarrumada pois desenvolvem o olhar autónomo sobre a existência. O livro foi uma ferramenta geradora de reflexões positivas sobre a vida. Saudades da Rita Pedro!
Aqui fica a carta:

“Como vai isso? Escrevo-te para te dar noticias das nossas sessões de filosofia com livros, nomeadamente com o livro da A Grande Questão que teve imenso sucesso e que os meninos quiseram trabalhar duas vezes de seguida! Fizemos um trabalho muito interessante a partir duma questão que tinha sido colocada por uma menina que veio de Cabo Verde há pouco tempo: "O que é que eu estou aqui a fazer? Como é que eu vim aqui parar? ". Partimos da sua pergunta para o livro e do livro para outras perguntas e outras histórias! Na ultima sessão os meninos quiseram criar a sua própria história a partir das suas pinturas. Ou seja o livro da “A Grande Questão” deu-lhes vontade de serem eles os próprios autores das suas histórias! As pinturas estão afixadas num painel da biblioteca e para a semana vamos portanto terminar de escrever a suas histórias e quem sabe...ler outro livro, outra história. Eu levo os livros e deixo-os escolher e serem eles a ler. Alguns não sabiam que os livros são precisos e outros explicaram  como é que se deve agarrar um livro!
Estou simplesmente a adorar fazer este trabalho! Faz muito sentido.”

Comentários

  1. Fiquei com vontade de saber mais sobre a mediação de leitura da Rita Pedro, sobre as grandes questões filosóficas que as crianças colocaram... enfim, que "saudades" da Rita Pedro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos Laboratórios de Aprendizagens, perto de Cascais, está a decorrer uma acção de formação de professores Levar a Ler com o Miguel Horta, a Margarida Botelho e a Danuta onde eu também irei apresentar a prática da Filosofia com Crianças como mediação de leitura. Março, Abril e Maio de 2014

      Eliminar
    2. A não perder....As primeiras sessões correram muito bem! :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares