Teoria das cores

Um dia a minha amiga Maria José Vitorino lançou um apelo sobre Herberto Hélder: se alguém tinha um desenho ou uma foto que pudessem ilustrar o poema "Teoria das cores"... pois então, resolvi fazer esta ilustração; já lá vão uma série de anos e esta mesma imagem foi partilhada noutros lugares. Aqui fica também o poema.
"Era uma vez um pintor que tinha um aquário com um peixe vermelho. Vivia o peixe tranquilamente acompanhado pela sua cor vermelha até que principiou a tornar-se negro a partir de dentro, um nó preto atrás da cor encarnada. O nó desenvolvia-se alastrando e tomando conta de todo o peixe. Por fora do aquário o pintor assistia surpreendido ao aparecimento do novo peixe.
O problema do artista era que, obrigado a interromper o quadro onde estava a chegar o vermelho do peixe, não sabia que fazer da cor preta que ele agora lhe ensinava. Os elementos do problema constituíam-se na observação dos factos e punham-se por esta ordem: peixe, vermelho, pintor — sendo o vermelho o nexo entre o peixe e o quadro através do pintor. O preto formava a insídia do real e abria um abismo na primitiva fidelidade do pintor.
Ao meditar sobre as razões da mudança exactamente quando assentava na sua fidelidade, o pintor supôs que o peixe, efectuando um número de mágica, mostrava que existia apenas uma lei abrangendo tanto o mundo das coisas como o da imaginação. Era a lei da metamorfose.
Compreendida esta espécie de fidelidade, o artista pintou um peixe amarelo."
Herberto Helder, in Os Passos em Volta

Comentários

  1. Gostei de te reencontrar, mesmo que de forma virtual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acaba de chegar a esta casa um animador cultural de renome! Olá Adelino!

      Eliminar
  2. Acaba de chegar a esta casa um animador cultural de renome! Olá Adelino!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares